CLASS IDIOMAS | Cursos de Inglês e Espanhol
22/6/2015 - Dicas para quem quer aprender qualquer idioma...

1- Tenha objetivos definidos
Para aprender um novo idioma, e até mesmo para tudo que for fazer, não interessa qual é seu motivo, somente tenha um ou mais, rs. É fundamental se manter firme na sua decisão.

2- Mergulhe de cabeça
Pratique o idioma que resolveu aprender, todos os dias. Tente pensar, escrever e falar no idioma, ou seja, coloque em prática tudo que você está aprendendo. Envie um e-mail, fale sozinho, ouça música... A ideia é mergulhar na nova cultura.

3- Divirta-se com o aprendizado
Pense em algumas formas divertidas para praticar seu novo idioma: desenhe histórias em quadrinhos, escreva textos ou simplesmente fale o máximo que puder.

4- Você deve tentar aprender da maneira que as crianças aprendem.
A chave para aprender tão rápido como as crianças deve estar simplesmente em agir, em certas situações, da mesma forma que elas agem: por exemplo, a espontaneidade em falar aquilo que lhes vem à cabeça, o jeito com que brincam com tudo, inclusive com o idioma e a inexistência de bloqueios. Crianças, normalmente, não têm medo de dizer bobagens na hora de falar. Nós aprendemos errando. No caso das crianças espera-se que elas cometam alguns erros, já no caso dos adultos, isso parece ser um tabu. Ser visto errando é um tabu social que não atinge as crianças. Aprender um idioma admitindo que você não sabe tudo é a chave para se desenvolver e ser livre. Assim, deixe pra lá suas inibições do mundo adulto!

5- Saia da sua zona de conforto
Isso pode dar um medo danado, mas é a única maneira de se desenvolver e progredir. Não interessa o quanto você aprende, você não vai conseguir falar um idioma sem se mostrar: fale com estrangeiros na sua língua materna, pergunte pelo caminho, peça a comida no restaurante, tente contar uma piada. Quanto mais vezes você fizer isso, maior se tornará a sua zona de conforto e ficará muito mais fácil se sair bem em novas situações.

6- Ouça com atenção
Para aprender a desenhar, você precisa primeiro aprender a olhar, a observar. Da mesma forma, você precisa primeiro aprender a escutar para depois aprender a falar. O som de qualquer idioma parece meio estranho quando você o escuta pela primeira vez. Assim, quanto mais contato você tiver com esse idioma melhor. Os sons se tornarão cada vez mais familiares e, assim, será mais fácil falá-lo corretamente.

7- Observe as pessoas falarem
Idiomas diferentes exigem diferentes movimentos da sua língua, lábios e garganta. A pronúncia é muito mais um processo físico do que mental, é realmente olhar uma pessoa enquanto ela está pronunciando aquele som que você não consegue produzir e tentar imitar esse som o máximo de vezes que você puder.


8- Fale sozinho
Não há problema algum em falar sozinho quando você não tem ninguém para conversar. Esse método pode manter novas frases e palavras na sua mente e ajudá-lo a melhorar sua confiança na próxima vez que você conversar com alguém.

(bônus) RELAXE!
Você não chateará as pessoas se não falar bem o idioma delas. Se você começar uma conversa dizendo “Eu estou aprendendo e gostaria de praticar…”, a maioria das pessoas será paciente, encorajando você e sentido-se feliz em ajudar. Além disso, há aproximadamente um bilhão de falantes do inglês não-nativos no mundo todo, a maioria deles preferiria falar o seu próprio idioma se pudesse escolher. Tomar a iniciativa para entrar no mundo linguístico de alguém pode deixá-lo à vontade e fazer com que todos se sintam bem.

Fonte: Informativo Acadêmico